O tolo, o inteligente e o sábio

Publicado: 08/07/2011 por Pr.Ti! em palavra teen

Galerinha, este post ficou meio longo… Mas peço que leiam inteirinhooo porque a mensagem é muito importante!

O tolo, o inteligente e o sábio

 

A aprendizagem já faz parte do nosso cotidiano, seja qual for à circunstância estamos aprendendo de uma forma ou de outra…

Queria apresentar a vocês 3 tipos de pessoas, e por consequência as 3 formas de se aprender.

O primeiro que eu queria apresentar é o tolo.

O tolo está sempre errando e sempre procurando uma maneira de justificar o seu erro, ele ouve as palavras de aconselhamento, mas não as coloca em prática e leva a sua vida sempre errando deixando que o pecado faça parte da sua vida.

O inteligente já é bem diferente, ele ouve todas as palavras de alerta e preocupa-se em colocá-las fazer tudo certo, mas ele deixa se levar por um breve deslize da carne e deixa que as más influências o contaminem, ele cai no erro e sofre as conseqüências do seu pecado. Ao observar tudo o que lhe fez mal ele aprende com o seu erro, deixando de praticar o que lhe trouxe tantos males.

E por fim tem o sábio…

O sábio está sempre atento ao que acontece ao seu redor, ele observa o tolo, observa o inteligente e vê todos os erros e também todas as conseqüências que o pecado pode trazer à alguém, e então ele vigia intensamente e preserva-se aprendendo com o ERRO DOS OUTROS.

Por vezes o inteligente é confundido com o sábio, e de certa forma os dois são parecidos, mas existe uma diferença fundamental entre os dois: A dor.

Para vocês entenderem melhor vou contar um fato verídico que ilustra muito bem a diferença entre o sábio e o inteligente:

Eu e a Fê Graner fomos ao Ibira com uma galerinha do Radical, e lá resolvemos andar de skate com o Gabriel. Eu toda corajosa resolvi subir no skate sozinha e tentar andar apenas com o que o Gabriel estava ensinando (ele sabe andar, e o skate era dele). Sabe o que aconteceu? Eu fui andar no skate e coloquei o pé errado e caí com tudo no chão, todo mundo no parque viu e todos se acabaram de rir alguns mais que outros (sem querer citar nomes, mas a Vivi e a Ju Gontijo riram mais… rsrsrsrsrs). A Fê que estava do meu lado quando eu caí também se rendeu as risadas, mas o mais importante foi que quando ela foi subir no skate ela segurou o tempo todo em mim, porque ela sabia que se fosse sozinha e sem nenhum equipamento de segurança ela iria cair do mesmo jeito que eu, e iria se machucar.

Neste caso a inteligente foi eu que com o meu erro aprendi que não se deve andar de skate sem saber, sem se segurar em alguém e sem equipamento de proteção. A Fê foi muito sábia, pois, apenas vendo as conseqüências do meu erro ela tomou os devidos cuidados para não cair também.

Resultado: Eu aprendi, mas fiquei com minha perna e coxa doendo durante a semana posterior e com um enorme hematoma, a Fê Graner aprendeu e não precisou sofrer nenhum tiquinho do que eu sofri.

Se você me perguntar se vale à pena errar para aprender, eu com certeza vou afirmar que: NÃO!

A lição é: Você não precisa experimentar o pecado para saber que ele faz muito mal para a sua vida, não tente aprender com os seus erros, mas olhe ao seu redor e aprenda com os milhares de exemplos negativos, você irá enxergar todas as consequências de praticar o pecado e perceberá que há muito mais de Deus para você!

Se você pecar não se condene, mas chegue aos pés de Jesus e peça perdão pois Deus irá te perdoar e dali para frente decida não cair mais.

Mas a minha recomendação é que você use a sabedoria que Deus lhe deu. “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.” Tiago 1:4

 Aprenda SIM! mas com o ERRO DOS OUTROS.

Não preciso nem comentar que das 3 opções o tolo é o que você nunca deve ser. O tolo não alcança nada que ele quer, e ele sofre durante toda a sua vida porque não abre mão de seu orgulho e permanece em uma vida medíocre cheia de pecados, abandonando a vida abundante que Jesus nos prometeu. “O açoite é para o cavalo, o freio para o jumento, e a vara para as costas dos tolos. Provérbios 26:3

Escolha a sabedoria ao invés da inteligência você irá colher apenas bons frutos de uma vida guiada pela sabedoria que vem de Deus!

“Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.”

Amo você em Cristo

Obs: Podem rir de mim, sei que a queda do skate foi engraçada kkkkk

Juliana Rodrigues

comentários
  1. Ivanilda disse:

    gostei muito dessa mensagen !
    gostaria de te parabenizar , voou pedir a Deus muita sabedoria para cada vez ser mais sabio !

  2. GILSON DAVID disse:

    MUITO BOM DIANTE DESSA HISTÓRIA REFLETI MUITA COISA FIQUEM NA PAZ

Deixe um comentário